Pesquisar este blog

Leitura do Dia - A Palavra de Deus

Provérbios 14
¹² " Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. "

Publicidade

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Os Atributos de Deus



Não há uma definição única para Deus, que é um ser tão complexo. Devemos conhecer as qualidade ou atributos que Ele tem que o define com o único Deus Supremo, acima de tudo e todos.
 Para quem quer se aprofundar em conhece-lo na melhor ver ler a própria Palavra que Ele fez para termos uma ligação intensa e direta com Ele.
Nas Escrituras, em muitas situações distintas conseguimos perceber o caráter de Deus, as qualidade que só Ele tem , e as que Ele quer que nós tenhamos também.

Conseguimos distinguir as quais só Ele tem e quais que pelo menos deveríamos ter.

Onipotência

O poder de Deus não tem limites e ele opera segundo a sua vontade. Ele mesmo e a fonte de poder . É o único que ode criar com simples palavras . Ele permite que em nome de Jesus tenhamos poder para fazer a Sua vontade e dá força para vencer.

Ezequiel 1:24 "E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, um tumulto como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas. "

Onipresença

Ele esta esta em todos os lugares ao mesmo tempo , cuidando dos justos e vendo todo o mundo. Não se ausenta e tempo e espaço não O limita.
Jeremias 23:23 e 24 "Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor."

Onisciência

Ele conhece tudo, no mundo espiritual e físico. É Ele quem nos dá a sabedoria e nos concede o conhecimento dando ao homem a capacidade e inteligencia necessária para a vida.
Isaías 46: 9 e 10 "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade."

Sabedoria 

Que só vem Dele e é dada apenas por Ele.
Romanos 11:33: "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!"

Soberania

Ele é o unico que não precisa  prestar contas a ninguéme somente Ele é supremo empoder,posição, autoridade, virtude, decretos e obras.
 Jó 23

Imutabilidade

Ele é o mesmo ontem , hoje e sempre. 
Malaquias 3:6“Porque eu, o Senhor, não mudo”. 

Eternidade

Ele não tem fim, é o Alfa e o Ômega ( Principio e Fim).
Salmo 90:2 " Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus."

Santidade

Ele é singular, distinto de outros seres. Consiste naquilo que Ele é.
Isaías 6:3 "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória."

Justiça

Em sua essência de comportamento correto, integro, reto, com padrão ético e moral.
Deuteronômio 32.4: “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e reto é ele”.

Amor

Ele é a definição de amor, sem Ele o amos não existiria. A prova do seu amor ilimitado é que Cristo morreu por nós. Esse amor deve-nos motivar a agir de forma refletir sua bondade.
1°João 4:9 e 10 "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados."

Bondade

Ele é a origem de todo o bem. Corresponde em dizer que Ele é puro. Ele nos concede suas bençãos, porque de nós , não temos nada de bom. Sua bondade transborda, é sem fim.
Salmo 25:8 "Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores."

Misericordioso

É a compaixão prática apara os pecadores que não tem nenhum direito de ser tratados deste modo. Sendo apenas para estes. é grande, terna, abundante , eterna e se encontra em todos os seus atributos. Seus resultados são o perdão, a restauração e o louvor da parte daqueles que a recebem.
Salmo 103:17 "Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos."

Juiz

Como sendo coerente, íntegro e justo. Perfeito no que faz. Tem sua justiça Inabalável. Ele é um juiz que opera , dá consequências aos pervertidos, idolatras, como no dilúvio, as pragas e tantas outras, são a demonstração de seu julgamento.
Salmos7:11 "Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. "

Zeloso

O relacionamento de Deus para com seu povo de ser exclusivo, zeloso dele é ter ciúmes, dedicado e afetuoso.

Êxodo 34:14 "Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso. "

Longânimo

O julgamento de Deus é certo, mas espera porque sua prioridade é a revelação de si mesmo e não o julgamento.Demonstra uma infinita quantidade de poder, misericórdia, paciência e amor.
2 Pedro 3:15  "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada" 

Verdade

Ele é incapaz de mentir, nunca erra.Ele é o padrão para toda a verdade, a referencia para medir todas as coisas. Ser a verdade é a base da fé
1 João 5:20 "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. "

Fiel

Muito acima de toda compreensão finita está a imutável fidelidade de Deus. Tudo que há acerca de Deus é grande, vasto, incomparável. 
Salmos 92:2 "Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade."

Graça

Muito acima de toda compreensão finita está a imutável fidelidade de Deus. Tudo que há acerca de Deus é grande, vasto, incomparável. 
Romanos 12:3 "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...