Pesquisar este blog

Leitura do Dia - A Palavra de Deus

Provérbios 14
¹² " Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. "

Publicidade

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A Sua imagem e semelhança

No último dia da criação, disse Deus: “ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Então, Ele terminou Seu trabalho com um “toque pessoal”. Deus formou o homem do pó e deu a ele vida, compartilhando de Seu próprio fôlego (Gênesis 2:7). Desta forma, o homem é único dentre toda a criação de Deus, tendo tanto uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito).



As Escrituras dizem que “Deus é espírito” (João 4:24) e portanto existe sem um corpo. Entretanto, o corpo de Adão espelhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte. A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gênesis 1:28), e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social.

Parte de sermos feitos à imagem de Deus significa que Adão tinha a capacidade de tomar decisões livres. Apesar de ter sido dada a ele uma natureza reta, Adão fez uma má escolha em se rebelar contra seu Criador. Fazendo isto, Adão manchou a imagem de Deus dentro de si, e passou adiante esta semelhança danificada a todos os seus filhos, incluindo a nós (Romanos 5:12). Hoje, ainda trazemos conosco a imagem de Deus (Tiago 3:9), mas também trazemos as cicatrizes do pecado. Mentalmente, moralmente, socialmente e fisicamente, mostramos os efeitos.




  • Corpo é nosso corpo de carne e osso e é o veículo com o qual nos expressamos no mundo físico. Esse corpo está sujeito ao tempo, isto é, se deteriora com o passar do tempo e, portanto, chega o dia em que cessam suas funções biológicas e o metabolismo. É a morte desse . Ele é um veículo ao qual podemos trabalhar, sentir fome e obedecer a leis. (Levítico 7:20; Levítico 23:30; Deuteronômio 12:20; Romanos 13:1) . Essas atividades envolvem a pessoa como um todo.
  • Alma é a criatura inteira, não algo dentro do corpo que sobrevive à morte. A Bíblia diz que “o homem passou a ser alma vivente”. (Gênesis 2:7). A alma morre (Ezequiel 18:4, 20). Alguns versículos bíblicos usam o termo literal “alma morta” para se referir a um cadáver. (Levítico 21:11; Números 6:6) Embora muitas traduções da Bíblia usem os termos “cadáver” ou “morto”nesses versículos, o hebraico original usa a palavra néfesh, ou “alma”.
  • Espírito se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. De modo que na Bíblia a palavra rú·ahh é traduzida não apenas por “espírito”, mas também por “força” ou “força da vida”. Por exemplo, Deus disse a respeito do Dilúvio nos dias de Noé: “Vou trazer sobre a terra um dilúvio de águas, para exterminar de debaixo dos céus toda criatura que tem o fôlego [rú·ahh] de vida.” (Gênesis 6:17; 7:15, 22) Assim, “espírito” se refere a uma força invisível (a centelha de vida) que mantém a vida de todas as criaturas viventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...